Um livro nostálgico, lento e que traz muitas reflexões acerca de nossas ações na infância. Também pensei nas atitudes de nossos pais, quando somos crianças não os entendemos, mas na verdade, por mais que eles errem, desejam o nosso melhor. Claro que existem exceções! Bom, eu passei o livro todo especulando sobre o que aconteceria, pois a lentidão do livro dá essa expectativa, mas nada de anormal aconteceu nas páginas desta obra, contudo, internamente, ainda estou reflexiva.
Preces e mentiras, Editora Novo Conceito, de Sherri Wood Emmons, 362 páginas; nos leva uma história enterrada no passado, mas viva no presente. Não tem como fugir do que somos ou esconder um segredo de família pela eternidade, um dia as mazelas e dores que a família carrega, se não cuidadas, explodem, como uma panela de pressão!
Quando Bethany, de 7 anos, conhece sua prima de 6 anos, Reana Mae, é o começo de uma relação desajeitada que salva ambas de uma solidão profunda. Todo verão, Bethany e sua família vão de Indianapolis para West Virginia’s Coal River Valley. Para a mãe de Bethany, essas viagens até lá a lembram de sua infância pobre e composta por minas de carvão, um lugar do qual ela desejou escapar. Mas seus amados familiares e a amizade de Bethany e Reana Mae continuavam trazendo lembranças. Mas conforme Bethany cresce, ela percebe que a vida nessa comunidade pequena e unida não é tão simples quanto pensava... que as cabanas na beira do rio, que guardam muito da história de sua família, também geram fofocas escandalosas... e aqueles mais próximos a ela guardam segredos inimagináveis. No meio das florestas densas e da beleza silenciosa do vale, esses segredos estão finalmente sendo revelados, com uma força suficientemente devastadora para acabar com vidas, fé, e a conexão que Bethany pensou que duraria para sempre.
Bethy vive numa bela casa e com uma família aparentemente feliz. Só aparentemente, pois essa família é assolada por várias histórias de tristeza, sofrimento, violência, mortes e traições. Mas isso não impede que Bethy seja uma menina meiga, doce e educada, apesar de atormentada pelo demônio da irmã, Tracy.
Reana vive com os pais numa cabana simples, com uma mãe vulgar e que não a ama. O pai vive na estrada e parece não se importar muito com a filha... ao contrário da mãe, que possuía uma beleza estonteante, ela nasceu feia e mirrada. O que a tornava motivo de piadas e de desconforto para coitada. Ela também sofre com as maldades de Tracy, na verdade ninguém escapa de Tracy...
A mãe de Reana, como é de se esperar, se insinua para o irmão do marido, um garoto de 16 anos, mas ele a rejeita. Ela está grávida, perde a criança e culpa o rapaz. Quando o marido descobre resolve abandona-la, mas o irmão continua morando na casa com Reana e a mãe, o que no inicio parece ser um cuidado de primo, logo se torna em puro assédio. Quando Reana completa 11 anos o primo a seduz... a mãe não fica nem um pouco feliz e a espanca.
A coitada vai para o hospital e a mãe de Bethy resolve leva-la para morar com eles. Mas se antes Tracy já a humilhava, imagina morando sobre o mesmo teto? Pois é, anos de sofrimento e humilhações vão gerar consequências drásticas para essas três garotas. O fato é tudo o que acontece com elas é fruto de muitas mentiras e feridas não cuidadas no passado.
Acho que já falei demais, no entanto devo considerar que o livro me encantou. Além de uma forte e simples história, nos deparamos com algo mais intenso, a nossa memória celular, e um forte contexto histórico de preconceitos, inocências, violências etc.
Então fica a super dica de leitura para todos!
Por Lilian Farias
É a primeira resenha que li desse livro[que por sinal tenho] e já estou bastante curiosa para ler.
ResponderExcluirbjs,
Camila Márcia
@camila_marcia
De Livro em Livro
Devaneios Fugazes
Acho que vc vai gostar, Camila. É maravilhoso!
ResponderExcluir