27 de junho de 2012

Julieta - Anne Fortier

"Ah, ela ensina as tochas a brilhar! Parece estar suspensa na face da noite, tal qual jóia rara na orelha de uma etílope; beleza incalculável, cara demais para ser usada, por demais preciosa para uso terreno!” 
Romeu & Julieta 

Com essa frase tirada de "Romeu & Julieta" de Shakespeare dou inicio ao post do livro "Julieta" da escritora Anne Fortier. Foi lançado em 2010 pela Editora Sextante, possui 448 páginas e, seu nome original seria "Juliet". O ponto chave do livro? Investigação com uma pitada de romance.

Como eu iniciei com uma frase de "Romeu & Julieta", um dos livros mais aclamados (E com um final bem triste por assim dizer) de Shakespeare é um dos assuntos abordados nesse livro. Pra quem não conhece, em "Romeu & Julieta" (Retratado em Verona no ano de 1340) conta-se a estória de Romeu Montecchio e Julieta Capuleto, dois jovens que tem uma família bem incomum. Não entendeu? Suas famílias são inimigas mortais (literalmente). Porem, ao se conhecerem, Romeu e Julieta terminam se apaixonando perdidamente. Ao longo do livro, o casal sofre perseguição e, no final do livro, Romeu morre envenenado e Julieta se suicida com um punhal.

Porem, o que ninguém sabe é que, na verdade, a estória é real (e não fictícia) e aconteceu em Siena. Julieta Capuleto na verdade é Giulietta Tolomei, Romeu Montecchio é  na verdade Romeu Marescoti e, os verdadeiros rivais da família Tolomei eram os Salimbeni (Tradução, Romeu e sua família não tinham nada haver com essa briga).Por causa desse ódio entre os Tolomei e os Salimbeni, os jovens Romeu e Giulietta tem um fim trágico, bem diferente (E menos meloso) do descrito por Shakespeare. Com isso, uma maldição é jogada entre as 2 famílias. 
Veja abaixo o que ela diz:

“Desça a peste sobre vossas casas!
Haveis de perecer todos em fogo e sangue
Vossos filhos sempre a uivar sob uma lua insana
Até vos redimires de vossos pecados, de joelhos ante a Virgem
E Giulietta despertar para fitar Romeo.”

É ai que entra Julie Jacobs que, após a morte dos pais, foi junto com sua irmã gêmea Janice morar nos Estados Unidos com a Tia Rose (Na verdade sua tia avó) e seu mordomo Umberto. Por mais estranho que se pareça, Julie sabia a estoria de Romeu & Julieta decorado e achava essa estória uma das mais lindas e fascinantes que já viu.

OBS: Julie morava anteriormente na Itália. 

Quando Julie tinha aproximadamente 25 anos, sua Tia Rose morre deixando tudo o que tinha para Janice (A fútil, teimosa e irritante sobrinha).  Sem entender o porquê disso, Julies chora não só pela morte da tia como também pela traição dela (Já que ela passou a vida ensinando as 2 a dividir absolutamente tudo que tinham igualmente). Porem, Umberto vem e entrega a Julies uma carta que sua tia mandou que lhe entregasse caso morresse e ela dizia:

"Minha querida Julie,

     Pedi a Umberto que lhe entregasse esta carta depois de meu enterro, portanto, imagino que isso signifique que eu estou morta. Enfim, sei que você continua aborrecida por eu nunca ter levado vocês duas a Itália, mas acredite em mim quando eu digo que foi para o seu bem. Eu jamais me perdoaria se lhes acontecesse alguma coisa. Mas agora você está crescida. E há uma coisa lá em Siena que sua mãe deixou para você. Só para você. Não sei por quê. Mas Diane era assim, que Deus a tenha. Ela encontrou uma coisa que supostamente ainda está lá. Pelo jeito, é algo muito mais valioso do que qualquer bem que eu já tenha possuído. E foi por isso que decidi agir dessa maneira e dar a casa a Janice. Eu tinha a esperança de que pudéssemos evitar tudo isso e esquecer a Itália, mas agora começo a achar que seria um erro nunca lhe contar.
     O que você deve fazer é o seguinte. Pegue esta chave e vá ao banco no Palazzo Tolomei. Em Siena. Acho que ela é de um cofre no banco. Sua mãe carregava na bolsa quando morreu. Havia um consultor financeiro lá, um homem chamado Francesco Maconi. Procure-o e diga que você é filha de Diane Tolomei. Ah, outra coisa. Troquei os nomes de vocês. Seu nome verdadeiro é Giulietta Tolomei. Mas estamos nos Estados Unidos. Achei que Julie Jacobs faria mais sentido, mas ninguém sabe soletra-lo também. Onde este mundo vai parar? Não. Eu tive uma vida boa. Graças a vocês. Ah, e mais uma coisa: Umberto vai lhe dar um passaporte com seu nome verdadeiro. Não tenho a menor ideia de como fazer essas coisas, mas não vem ao caso, deixaremos isso por conta dele.
    Não vou dizer adeus. Nós nos veremos de novo no paraíso, se Deus quiser. Mas eu queria me certificar de que você recebesse o que é seu por direito. Apenas tome cuidado por lá. Veja o que aconteceu com sua mãe. A Itália pode ser um lugar muito estranho. Sua bisavó nasceu lá, é claro, mas uma coisa eu lhe digo: ninguém conseguiria arrasta-la de volta pra lá, nem por todo o dinheiro do mundo. Seja como for, não conte a ninguém o que eu lhe disse. E procure sorrir mais. Você tem um sorriso lindo quando o usa.

     Que Deus a abençoe.
     Com todo o meu amor,

     Titia"

 Julie fica um pouco intrigada com essa carta, mas feliz por saber que sua tia tinha um proposito maior pra ela. Com seu espirito de aventura pulando dentro de si, ela decide seguir o utimo pedido de sua tia. Em sua jornada, Jule conhece Alessandro Santini (Um homem arrogante porem super lindo) e sua madrinha Eva Maria Salimbeni (Uma mulherde aparencia requintada, rica e muito feliz). Ao longo do livro, Julie começa a descobrir que é decendente de Giulietta e que suas familias possuem uma maudição terrivel. 
Como quebrar a maudição? Em quem Julie poderia confiar, já que todos (A pesar de serem amigáveis) poderiam estar atraz dela? 

Leia e descubra esse fascinante livro...

Quem acompanha o nosso facebook sabe o quão fascinado esse livro me deixou. Ganhei ele no Dia dos Namorados e, confeço, me apaixonei pela capa. Porem, quando comecei a ler, ví que não era so isso que iria me alegrar. Ele simplesmente nos arrebata para Siena fazendo com que vivamos todas as experiências e sintamos o mesmo que a protagonista. É um livro surpreendente e com um final hiper emocionante.

*Sinopse: "Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro. Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei. A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena. Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando. O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue essas duas famílias. E, levando-se em conta a linhagem e o nome de batismo de Julie, ela provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade e a se relacionar com os sienenses. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo. Instigante, repleto de romance, suspense e reviravoltas, Julieta – livro de estreia de Anne Fortier – nos leva a uma deliciosa viagem a duas Sienas: a de 1340 e a de hoje. É a história de uma lenda de mais de 600 anos que atravessou os séculos e foi imortalizada por Shakespeare. Mas é também a história de uma mulher moderna, que descobre suas origens, sua identidade e um sentimento devastador e completamente novo para ela: o amor."

“Que é que há num nome? O que chamamos rosa
Teria o mesmo cheiro com outro nome.”
Romeu & Julieta

12 comentários:

Stephanie disse...

eu li esse livro e ameei de paixão meesmo... ele me surpreendeu muito também... ela tem uma trama maravilhosa para desvendar até a ultima página...
teve vez que quis bater em um, duvidei dele de novo... e só o que eu pensava era como acabava o livro.
Fiz uma resenha dele no meu blog: www.minhasegundaface.blogspot.com

Beeijos e adorei sua resenha... =)

Isabele Alves disse...

Sei como você se sente!!!
Senti a mesma coisa hauhuauhauhhuuha...
Obrigada pela visitinha!!
Volte sempre ok?! \o/
Abraços...

Ernanda Simões disse...

Eu li e vou reler este livro, muito bom!!! Ainda mais pra quem gosta de Shakespeare! A autora deste livro foi alem de sua imaginação e me levou a entrar dentro da historia. Não consegui parar de ler. ^^

Isabele Alves disse...

Ernanda ele é realmente muito bom!!
E até mesmo o emprestei (O que normalmente não faço)a um amigo. Ele e "A Hospedeira" estão no topo dos meus livros favoritos xD
Abraços...

Anônimo disse...

estou lendo esse livro é muito boom.

tauanne zarife valadares de menezes disse...

eu li ja o Julieta e me apaixonei por ele e eu tbm super recomendo e um livro incrivel .

tauanne zarife valadares de menezes disse...

jente to super apaixonada por esse livro ja li e vo ler de novo .

Isabele Alves disse...

Muito bom ne!! tbm amei ele *-*
Ele e A Hospedeira estão no topo da minha lista de favoritos.
Abraços...

Anônimo disse...

Adorei sua resenha! Ele já está na minha lista de livros, quando puder ele será o primeiro a ser lido.

Anônimo disse...

Oi adorei o livro, na verdade me apaixonei tanto que estou montando uma apresentação baseada nele, adorei sua resenha sendo bem explicativa e atual!!!!
Minha personagem favorita é Julie ou Giulieta, como preferir chamar, pois é divertida a ingenuidade dela e principalmente o romantismo clássico que me deixa... extasiada pelo final!!!!
Eu gosto do livro principalmente porque ele não fala muitos impropérios diferente dos outros, acredite se puder tenho somente 11 anos e estou no 7 ano, se você gostou leia Romeu e Julita e Vampiros, você vai adorar!!!!
LEIA, BJS DE UMA FÃ!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Muito bom esse livro.

Isabele Alves disse...

Ganhei ele de aniversário de namoro. Muuuuuito ciúmes dele *___________*

Postar um comentário

Ola! Tem alguma dúvida? Então comente...
Ficaremos felizes de saber a sua opinião e iremos lhe responder assim que possivel então... fiquem atentos. :D
Mas calma, chingamentos e palavrões não são permitidos ok?!
Bjinhos...