14 de junho de 2012

Film and Design - Musicas Oridentais ( J-POP e K-POP): Parte 1

Muitos pensam hoje em dia que as unicas musicas que rondam nossas paradas são as americanas e brasileiras porem, estão todos enganados. É fato de que musicas oridentais estão tomando cada vez mais fama tanto no Brasil como no mundo. E é sobre isso que eu vim falar. Irei fazer um especial envolvendo diversos estilos Coreanos e Japoneses mostrando a vocês que eles tem não só estilo como criatividade em seus MV (Clipes) e suas musicas.
Hoje, irei falar um pouco do K-POP (Pop Coreano) e J-POP (Pop Japones).

PS. Eu sou particularmente apaixonada por praticamente tudo sobre os Orientais ( Deu pra perceber néh xD ).


___________________________________
* J-POP *
Bom, o J-POP é nada mais nada menos um estilo musical voltado a musicas POP japones e é voltado tecnicamente ao público jovem. Anos atraz, ele era considerado apenas como POP porem, n os anos 90, passou a ser chamado de J-POP com a influência da internet. Eles tem como objetivo serem sempre "originais", mesmo que tenham que regravar uma musica antiga dando um toque todo especial com baterias, guitarras entre outros instrumentos modernos. Passaram por muitas modificações e hoje possui estilos diferenciados do propriamente dito POP. Abaixo, irei dar alguns exemplos de bandas e cantores POP:

* YUI
YUI nasceu em 26 de Março de 1987 e, atualmente, é cantora de musica J-POP e J-ROCK. Ela canta, toca violão, guitarra, piano e também compõe as suas próprias canções. É conhecida mundialmente por causa de sua musica chamada "Life" e com a musica "Rolling Star". Suas musicas podem ser encontradas na abertura dos animes Bleach e Fullmetal Alchemist Brotherhood com a música "Again".
Aos 11 anos, por influencia de um amigo, começou a estudar musica, violão e composição. Em 2004, foi a uma audiência Sony Music Japan e, depois de cantar 3 musicas (Mesmo que o permitido fosse 2), conquistou o coração dos juizes e recebeu nota máxima. Em 2006, participou de um filme chamado Taiyou no Uta e, atualmente, já participou de diversas turnês. 

Yui - Rolling Star

*Aqua Timez
Aqua Timez é uma banda de POP ROCK e teve inicio em 2003. Seu primeiro album chamado Sora ippai ni kanaderu inori ficou no top 10 por anos. Sua musica "Sen no Yoru wo Koete" foi utilizada como trilha sonora do filme do anime Bleach chamado "Memories of Nobody" e, anos depois, as musicas "Alone" e "Velonica" fizeram parte da abertura deste mesmo anime.

Sen no Yoru wo Koete - Aqua Timez
 
 *Vocaloid
Não, vocês não estão vendo coisas. Vocaloid é um grupo composto por personagens fictícios criados por computador e, ate mesmo as vozes dos cantores são computadorizadas. Os primeiros Vocaloides foram Lola e Leon (As crianças loiras da foto) em Março de 2000. Hoje já existem varias verções. Abaixo vai mas um pouco sobre eles:

"Vocaloid (ボーカロイド Bōkaroido?) é um software de síntese de voz desenvolvido através de um projeto de investigação entre a Universidade Pompeu Fabra, na Espanha e Yamaha, que apoiou financeiramente o desenvolvimento e, mais tarde desenvolveu o software para o produto comercial "Vocaloid". Ele usa tecnologia de sintetização de voz gravada especialmente de atores ou cantores. Para criar uma canção, o usuário deve ter a melodia e a letra. Um piano de interface é usado para introduzir a melodia e as letras podem ser inseridas em cada nota. O software pode alterar a ênfase das pronúncias, adicionar efeitos como vibrato, ou alterar a dinâmica e o tom da voz. Cada Vocaloid é vendido como "um cantor em uma caixa" projetado para funcionar como um substituto para um cantor real. O software é destinado a músicos profissionais, bem como outros usuários até agora têm vendido a ideia de que os únicos limites são as habilidades próprias dos usuários."

Por incrível que pareça, a pesar de serem seres computadorizados eles não deixa de fazer shows e turnês. Veja abaixo um show incrível feito em Tokyo e como a tecnologia avançou tanto a ponto de termos incriveis ologramas.

Hatsune Miku

* Kyary Pamyu Pamyu
Kiriko Takemura, também conhecida por Kyary Pamyu Pamyu é cantora, blogueira E modelo. Sua fama se iniciou como blogueira de moda e, posteriormente, virou modelo de revistas. Depois de atingir fama, passou a ser uma mulher ne negocio criando uma linha de Cílios Postiços chamado "Boneca Harajuku por Eyemazing x Kyary" passando a frequentar desfiles de moda e eventos de caridade. Em julho de 2011 passou a investir na carreira musical lançando sua primeira música "PonPonPon". A música ficou tão famosa que, no mesmo mes do lançamento, ela entrou Billboard Hot 100. Atualmente possui 2 CDs e tem turnê programada para o final desse mês.

Kyary Pamyu Pamyu- PonPonPon


_____________________________________
* K-POP *
O K-POP, a pesar de ter algumas características em comum com o J-POP, tem muitas musicas dançantes e outras, românticas e a mistura dos 2. O K-POP é composto por músicas Eletrônicas, Hip Hop, POP, Rock e R&B (Todas originárias da Coréia do Sul). Ficou famoso em todo mundo por causa da internet, mostrando o quão interessante são suas músicas e tirando aquele preconceito do coração de muitas pessoas. 

PS. Na minha opinião, são os melhores em relação a K-POP xD

Abaixo, vai a reportagem feita pela REDE TV sobre o a influencia do K-POP no Brasil.

Parte 1

Parte 2


*Hyuna
Hyuna nasceu em 6 de junho de 1992, participou do grupo Wonder Girls e atualmente é cantora do grupo feminino 4minute. Começou sua carreira em 2007 e, atualmente, é cantora, dançarina e rapper. Seu nome é Kim Hyun Ah canta mais no estilo POP Dance. Assista o MV desta garota que esbanja sensualidade.

Hyuna - Bubble Pop


*SHINee
SHINee é uma boy group de R&B Contemporâneo, K-Pop, Dance, Electropop. O grupo teve sua estreia em março de 2008. Desde a sua estreia, SHINee lançou dois álbuns de longa duração, três mini-álbuns e diversos singles. Eles fizeram sua estreia no Japão em 22 de junho de 2011, com o lançamento da versão japonesa de seu single, "Replay".

SHINee - Ring Ding Dong


*2NE1
2NE1 é um girl group e foi criado em 2009. Seu nome significa "Nova Evolução do Século 21". 
Teve sua primeira aparição em uma campanha publicitária do celular Cyron da LG junto com o grupo BIG BANG com a musica "Lollipop" (Sendo essa sua primeira musica). O comercial e vídeo clipe estrearam em 28 de março de 2009. 

PS¹. Se quiserem ver o comercial, clique AQUI.
PS². Se estiverem interessador em ver a musica completa "Lollipop", clique AQUI.

No Extended Play do Debut, 2NE1, ficou claro que o grupo tem um estilo distinto, mixado. Enquanto "Lollipop" foi classificado como pop, "Fire" foi predominantemente classificado como Hip Hop. "I Don't Care", por sua vez, foi feita intencionalmente para ter uma pegada mais reggae.
Embora não tenha sido promovido, “Lollipop” revelou-se um forte sucesso, que ficou em 1º lugar em vários charts online e na televisão, como M.Net’s, onde ficou por quatro semanas consecutivas.

Os fãs de 2NE1 se chamam "Blackjacks", uma referência ao jogo de cartas homônimo, também chamado de vinte e um. Atualmente possuem 5 álbuns.

2NE1 - Fire


*Super Junior
Super Junior, também conhecido como SJ ou SuJu, é um boy group composto por 14 integrantes que tem um estilo Mandopop, Dance, Hip HopR&B, K-Pop e Trot (estilo de música coreano, que fez muito sucesso na década 80). Atualmente possuem 8 álbuns.
Alem deles, existem 4 sub grupos: 

*Super Junior K.R.Y ( Composto por KyuHyun, RyeoWook e YeSung) com estilos diferenciados como pop, dance, baladas, trot, etc

*Super Junior T ( Composto por LeeTeuk, HeeChul, KangIn, ShinDong, SungMin e EunHyuk) com um estilo mais Trot;

*Super Junior M (Composto por HanGeng, SiWon, DongHae, RyeoWook KyuHyun, Lee SungMin e EunHyuk, além de dois integrantes que não fazem parte do Super Junior, Zhoumi e Henry). Teve muita polemica pelo fato de haver componentes que não faziam parte do SJ, fazendo com que milhares de fãs fizessem protestos na portaria da gravadora.

*Super Junior Happy (Composto por  LeeTeuk, KangIn, ShinDong, EunHyuk, YeSung e SungMin).

Super Junior - Bonamana


OBS¹: Agradeço a todos que leram o post até o final. Como passei muito tempo sem posta, achei interessante recompensa-los pela minha "ausência". xD

OBS²: Se estiverem interessados em conhecer mais bandas K-POP e J-POP, deixe um comentário que, assim que possível farei uma seleção com mais bandas.




Gostou? Comenta...

6 comentários:

Anônimo disse...

So faltou citar SNSD que sem duvida são quem mais impulsionam a onda coreana, e sempre que se fala de Kpop é sempre bom citar a Kwon BoA, que é considerada a mãe do Kpop ^^

Isabele Alves disse...

Isso é verdade!! Eu não quiz citar as Girls Generation e a BoA pois são muuuuito conhecidas.Vamos dar espaço aos novatos ne? xD

Mas no próximo post sobre K-POP e J-POP eu citarei eles sim ;)
Aceito sujestões sobre J-POP pois como sou mais chegada em K-POP, não conheço muitos cantores/bandas japonesas >.<

PS. No vídeo da reportagem da REDE TV, SNSD são mencionadas ;)

Anônimo disse...

Tambem seria bom por uma OBS em Super Junior-M, Pois o Hangeng ñ se encontra mais no grupo,e nem na compania de entertenimento do Super Junior, e hoje em dia ele segui carreira solo na China.
Sungmin e Eunhyuk ñ são membros fixos em SJ-M, até então ele somente foram convidados para participar no album Tai Wan Mei (Perfection). ^^

Anônimo disse...

seu blog ,esta demais de bom ...
AMEI!!!!!!!!!!!!!

QUERIA TE PASSA ALGUNS DICA DE MUSICAS DE ALGUNS ANIMES !

Isabele Alves disse...

Humm... devo estar um pouco desatualizada kkkk
Valeu pela dica :3
Abraços...

Isabele Alves disse...

Opa... fico feliz que esteja gostando *o*
Você pode entra em contato cmg pelo meu email ou pelo facebook!!
Ficaria muito feliz em conhecer novas bandas *____*

*Email: isabele-alves@live.com

*Facebook: https://www.facebook.com/pages/Livros-Recomendados/307443055970235?ref=ts

Abraços... :3

Postar um comentário

Ola! Tem alguma dúvida? Então comente...
Ficaremos felizes de saber a sua opinião e iremos lhe responder assim que possivel então... fiquem atentos. :D
Mas calma, chingamentos e palavrões não são permitidos ok?!
Bjinhos...