Follow Us @soratemplates

5 de maio de 2012

O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte

"… Seria degradante para mim casar agora com Heathcliff; por isso, ele nunca saberá como eu o amo; e não é por ele ser bonito, Nelly, mas por ser mais parecido comigo do que eu própria. Seja qual for a matéria de que nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais…"

Ola grandes leitores!!! Hoje eu trouxe um livro que particularmente não me atraiu muito logo de inicio mas conseguiu me conquistar aos poucos. O que me atraiu? Primeiro, quando eu li o livro "Crepúsculo" vi que a Bella (Protagonista do livro) era apaixonada por este livro e já o tinha lido milhares de vezes. Porem, meu desejo por lê-lo ficou só por ai. Contudo, no inicio do ano, entrei no Desafio Literário: Sete Classicos em 2012 (Que vocês podem ver ao lado). Com isso, passei a me dedicar a ele.

Foi escrito por Emily Bronte e foi o ultimo livro lançado antes de morrer. Virou febre mundial e é considerado um "Clássico da Literatura Mundial". No Brasil, foi lançado pela Editora Lua de Papel.

*Localidade: O Morro dos Ventos Uivantes e  Granja dos Tortos. Toda a estória é narrada nesses dois lugares.


A estória se inicia quando o novo inquilino da Granja dos Tortos, Sr. Lockwood tenta procurar e fazer amizade com seu senhorio (O dono do local). Ao chega no Morro dos Ventos Uivantes, ele se depara com algo totalmente diferente do que imaginava. Ao chega la, ele se depara com o Sr. Heathcliff  (Um homem super arrogante, que sente prazer em ver os outros sofrerem ou serem ridicularizados), seu mordomo Joseph, um garoto chamado Hereton e uma mulher misteriosa (Que por sinal era bem irritadiça e vivia jogando praga de morte nos moradores daquela casa).
Como percebeu que aquela família era nada comum, achou melhor pergunta a alguém sobre o por que das atitudes deles a senhora Dean (Uma empregada do hotel em que ele ficou hospedado que, por coincidência passou grande parte da vida cuidado da família em questão).

Dai por diante, ela inicia uma narrativa (Pela sua visão) de tudo o que aconteceu com eles desde a chegada de Heathcliff a família.

Quando pequeno, Hearthcliff (Um menino órfão que morava no meio da rua) chegou na casa dos  Earnshaw por intermédio do chefe da casa. Ao chega lá, ele conhece o amor de sua vida chamada Catherine, seu irmão Hindley e a criada Ellen Dean (A que está contando a estória). No começo, ele não foi bem recebido (Tanto pelo fato de ser um intruso naquela casa quanto o fato de receber mais atenção e carinho do pai do que os próprios filhos de sangue). Porem, com o tempo, Catherine e Hearthcliff terminam se tornando melhores amigos.
É ai que começa sua história de amor. Porem, como toda história de amor, sempre tem alguém que não aprova ou que tenta separa-los custe o que custar. E esse alguém é Hindley que, desde a morte do seu pai, faz a vida de Hearthcliff literalmente um inferno.
O tempo se passa, Catherine termina se tornando uma menina fútil e interesseira (Pelo menos para a sociedade) porem na frente do seu amado ela continua sendo a menina travessa e impulsiva.
Como ela, Hearthcliff termina se tornando um homem rancoroso, com desejo de vingança e muitos maus modos.

Um livro cheio de reviravoltas e desejos de vingança, o amor entre os dois consegue superar todas as barreiras. Há separações, reencontros, e até mesmo o destino os leva para lados totalmente diferentes.

Este é um livro que não tem todo aquele lado "meloso" que normalmente se vê em livros de romance. É um livro narrativo, a pesar de que a pessoa que nos conta é totalmente imparcial sobre o assunto.

Existem 2 amores presentes no livro: o desmedido, que leva a loucura e o fraternal, que acolhe e cuida.

Vale a pena lê-lo eu garanto a vocês. E uma observação, não espere um final feliz pois a escritora tenta nos trazer para o mundo real (Sem magias e contos de fadas).

Outra observação, o livro tem o objetivo de conta a estória dos 4 personagens em que o Sr. Lokwood conheceu no inicio do livro então, a Sra. Dean faz um resumo geral de décadas antes até chega nos dias atuais.

Espero que gostem!!!

*Sinopse: "Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais belas de todos os tempos, O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas."

"É muito duro perdoar olhando para estes olhos, segurando estas mãos moribundas - Respondeu ele - Beije-me outra vez, e não me deixe ver estes olhos! Perdôo o que me fez. Amo quem me matou... Mas que farei com quem lhe mata? Como posso perdoar?"

Gostou? Comenta...

5 comentários:

  1. Ah, li esse livro faz muito tempo, e como você minha vontade também surgiu depois que vi o livro sendo citado em Crepúsculo. Confesso que gostei bastante, realmente não é um livro para se ler esperando um final feliz, mas mesmo assim a história num todo é muito boa. Enfim, adorei sua resenha.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Ah, eu quero muito ler esse livro!!!
    A história parece ser daquelas que impactam a gente!!!!

    Lindo blog!
    Sucesso XOXO

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  3. O livro é realmente muito bom!!
    Tive uma grande surpresa com as reviravoltas e como foi escrito o final.

    É um livro pra se ler com calma, entendendo e assimilando tanto os sentimentos quanto as atitudes dos protagonistas.

    Agradeço pelos comentários e espero que voltem mais vezes.
    Abraços...

    Isabele Alves

    ResponderExcluir
  4. Demorei um pouco pra entender o livro, mas logo me apaixonei! Super perfeito, <33.

    ResponderExcluir
  5. No inicio ele é um pouco confuso mesmo mas vale a pena ler até o final xD
    Abraços...

    Isabele Alves

    ResponderExcluir

Ola! Tem alguma dúvida? Então comente...
Ficaremos felizes de saber a sua opinião e iremos lhe responder assim que possivel então... fiquem atentos. :D
Mas calma, chingamentos e palavrões não são permitidos ok?!
Bjinhos...