24 de fevereiro de 2012

Film and Desing - Anime ( História )


Oi eu sou o Goku... ops... Eu sou o Neku, estarei todas as sextas com vocês falando sobre animes em geral e, pra quem ainda não sabe o que é “anime”, falarei um pouco sobre sua origem e história. Porem, pra quem já está a par do assunto, irão ter várias surpresas.


Anime (ou Animê) é derivado da palavra Animation (que traduzido significa, literalmente, desenho animado ou qualquer tipo de animação). Ambos, estrangeiros e japoneses, têm visões diferentes sobre o anime. Enquanto os estrangeiros pensam que ele é toda animação que é produzida no Japão, para os próprios  japoneses o anime é tudo o que seja animado, sendo ele nacional ou não.
O primeiro anime foi criado em 1907 no Japão. Ela contava a história de um menino marinheiro.
Esses “desenhos animados” vieram ficar mais conhecidos depois da segunda guerra mundial, quando vários desenhistas vieram ter contato com a cultura ocidental mais especificadamente pelos Estados Unidos, onde foram influenciados pelos quadrinhos e desenhos em sua forma moderna.
Em 1943, foi produzido o primeiro longa-metragem de animação japonesa, intitulado Momotaro no Umiwashi e que retrata a marinha japonesa e sua posição em face ao famoso ataque a Pearl Habor durante a 2º guerra mundial.
No final da década de 50 (1958) aparece o primeiro anime em cores chamado Hajukaden, feito por uma empresa chamada Toei Animation.
No dia 1 de janeiro de 1963 foi lançado o anime Astro boy (assisto até hoje), baseado no mangá de Osamu Tesuka, usando a estética utilizada até hoje, com personagens de olhos grandes e cabelos espetados vindos da versão impressa. Astro boy foi o estopim da maior indústria de animação do mundo, conquistando também o publico dos Estados Unidos.
Por volta de 1967 surgiram quatro filmes e quatorze séries animadas no Japão, entre elas estavam Fantomas, Speed Racer (nem eu sabia que ele era um anime)  e A Princesa e o Cavaleiro, sendo este ultimo um grande sucesso internacional na época. Entre os principais artistas, estavam Osamu Tesuka ( meu ídolo), Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto (Os três foram consagrados no mercado anos mais tarde).
Tesuka era, e ainda é um ídolo no Japão, por causa disso ele obteve recursos para criar sua própria produtora, conhecida como Mushi Productions.
O anime veio se expandir por volta da década de 1970. Nessa época, a produtora de Speed Racer (Tatsunoko Production), lançou um titulo de sucesso chamado Gatchaman, recebendo no ocidente o nome de Battle of the Planets.
No começo dos anos 80 a produção se expandiu mais com a criação do anime Gundam. No ocidente o interesse também aumentou tendo sido criado o primeiro clube chamado “Japanimation”.
No Brasil, o anime chegou por volta de 1960, por conta da vasta quantidade de descendentes de japoneses. Em fevereiro de 1984 foi criada uma associação brasileira de desenhistas de mangás e ilustrações. Grandes títulos como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Samurai X fizeram sucesso no Brasil.


by. Neku  

0 comentários:

Postar um comentário

Ola! Tem alguma dúvida? Então comente...
Ficaremos felizes de saber a sua opinião e iremos lhe responder assim que possivel então... fiquem atentos. :D
Mas calma, chingamentos e palavrões não são permitidos ok?!
Bjinhos...