31 de janeiro de 2012

The Host / A Hospedeira - Stephenie Meyer




Bem vindos ao blog "Livros Recomendados". Ele foi criado para você, leitor  assíduo, que não se convence apenas com uma sinopse (ou capa do livro) e procura entender se realmente o livro escolhido é de qualidade ou se a mídia é quem "exagera" na descrição. Tentamos falar de um modo mais pessoal e descontraído, resenhando o principio de cada livro lido dando uma ideia geral do que você irá esperar do livro. No final de cada texto, irei falar se recomendo ou não o livro (Pensamento pessoal) e a sinopse original do livro. Com essa breve introdução, vamos ao que interessa...





Este livro foi lançado em 2008 e ganhou repercussão internacional pois foi escrito por Stephenie Meyer, autora de sucessos como a Série Crepúsculo. The Host (A Hospedeira) foi considerado o melhor livro escrito até hoje pela escritora(opinião pessoal).

O livro é retratado em um tempo onde os aliens, também chamados de "Almas", invadiram o planeta Terra. Por não conseguir sobreviver em nosso meio com seus corpos originais, encontraram um meio bastante peculiar de sobreviver... através de um hospedeiro. Por sermos a raça mais inteligente do planeta, nós (seres humanos) acabamos sendo forçados a "doar" nossos corpos. O que os diferencia após essa "posse" é que, ao entrar no corpo de um hospedeiro, as almas acabam acessando as memórias, os sentimentos e a angustia de um ser humano. Com isso, eles continuam amando seus maridos e esposas, criando seus filhos e se relacionando com os amigos do hospedeiro. 

A história relata de uma "alma" específica que, após incorporar no corpo de Melanie, percebeu que teria vários problemas. Após ser inserida no corpo de uma hospedeira, a "alma" acessa todas as memórias do hospedeiros (boas ou ruins). Por ser um ser de paz, ela se espanta com tamanha violência que a hospedeira sofreu fugindo e sendo pega por seus amigos. 

Ao acordar, Wanderer (ou Peg na versão brasileira), passou por diversos testes para saber se foi realmente inserida com sucesso. Após isso, ela foi inserida a sociedade, ganhando um cargo de Professora na Universidade ensinando a história de vários dos planetas em que passou. Porem, com o tempo, contratempos começaram a acontecer. A dona do corpo (Melanie), em vez de ser apagada (Restando apenas um corpo vazio), continuou viva, contudo presa na mente e nos pensamentos de Wanda. Mel, para conseguir seu corpo de volta, passa a infernizar a vida de Wanda dia e noite. Uma das coisas que deixava Wanda mais desconfiada era que muitas das lembranças de Mel estão "bloqueadas", como se Mel estivesse fazendo de propósito para esconder a existência de alguém ou até mesmo dos rebeldes. Várias tentativas foram feitas mas sempre existia uma parede que a impedia de continuar. Seu desconforto foi tanto que Wanda precisou pedir ajuda a terceiros (mesmo não se sentindo a vontade). 

O tempo se passou e Mel começa a ceder e Wanda descobre o motivo para tanto segredo. Ela estava tentando esconder a existência de seu irmão e de seu namorado Jared. Após ter acesso a diversas memórias antes inacessíveis, Wanda acaba se apaixonando por Jared. Na intenção de revê-los (irmão e namorado), Wanda faz uma aliança com Mel  prometendo encontrar os rebeldes (e seus amados) sem revelar a localização a terceiros. Neste momento, a grande luta começa a acontecer. Sua policial responsável descobre o problema e vai em busca de respostas para saber se realmente foi consumida pelo corpo, elas passam a fugir o mais rápido que podem, tentam arranjar suprimentos nas estradas em que passam e tentam a todo custo não serem pegas. Depois de terem o que precisam, Mel conta lentamente o plano para Wanda e elas entram numa jornada rumo ao deserto, sendo guiadas apenas pelas memórias de Mel (Onde, seu tio Jeb lhe contou uma charada de como deveria chegar ao esconderijo preparado por ele anos antes, caso alguma coisa acontecesse com eles). 

Com o tempo, comida, aguá e gasolina acabam. O pior de tudo, elas percebem que não estão chegando a lugar algum. Será que elas conseguirão sobreviver a esse deserto? Será que conseguirão achar seus amados? E se achar, como eles reagirão a sua chegada (já que Wanda é uma invasora e inimiga mortal da raça humana)? 

Leia e confira essa jornada cheia de contratempos e dificuldades...

Eu achei interessante por que Wanda e Mel, após passarem por sufoco enorme, terminam ficando amigas.Um livro marcante e diferente de todos que já li xD
 
*Sinopse: "Melanie Stryder recusa-se a desaparecer. Nosso mundo foi invadido por um inimigo invisível. Os seres humanos tornam-se hospedeiros para estes invasores, suas mentes sendo tomadas, enquanto seus corpos permanecem intactos, continuam suas vidas aparentemente inalterada. A maior parte da humanidade sucumbiu. Quando Melanie, um dos poucos remanescentes "selvagem" dos seres humanos é capturada, ela tem certeza que é seu fim. Wanderer, sendo colocada no corpo de Melanie, foi avisada sobre os desafios de viver dentro de um humano: emoções esmagadoras, o excesso de sentidos, as memórias muito vívidas. Mas havia uma dificuldade Wanderer não esperava: o ex-inquilino do seu corpo se recusar a abrir mão de posse de sua mente. Wanderer sonda os pensamentos de Melanie, na esperança de descobrir o paradeiro da resistência humana. Em vez disso, Melanie enche a mente de Wanderer com visões do homem que ela, Melanie, ama (Jared), um humano que ainda vive na clandestinidade. Incapazes de separar-se dos desejos do seu corpo, Wanderer começa a ansiar por um homem que foi encarregado de expor. Quando forças externas fazem Wanderer e Melanie aliadas, elas partem em uma busca perigosa e incerta para o homem que amam tanto."

Fonte: http://www.stepheniemeyer.com/thehost.html

  
BOA LEITURA!!

by. Isabele 

4 comentários:

Camila Márcia disse...

Ótimo esse livro é um dos meus favoritos, faz já um tempão que li, mas preciso reler novamente, de preferencia antes da estréia da adaptação cinematográfica.
Apesar de eu ter gostado muito (talvez até mais do que a saga crepúsculo) já li outras resenhas de pessoas que não gostaram e conheço uma pessoa que abandonou o livro. Uma pena! Acho o livro fabulosooooo!!

bjs,
Camila Márcia
@camila_marcia
http://delivroemlivro.blogspot.com/
http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

Isabele Alves disse...

O livro é realmente fabuloso!!!
Já li mais de 10 vezes e não me canso de repetir kkkk
Abraços...

Isabele Alves

amanda silva disse...

eu tinha um pouco de receio sobre esse livro.mas a sua resebha é contagiante! quero muito ler!

Isabele Alves disse...

AMANDA: o livro é realmente muito bom.
O filme está previsto para Março, se quiser esperar pra ter uma ideia de como é a estoria...

Confesso que as primeiras 50 páginas são um pouco cansativas mas, após isso, você passa a ama-los. Recomendei a alguns amigos e eles ficaram super facinados. Espero que tambem goste :D

Postar um comentário

Ola! Tem alguma dúvida? Então comente...
Ficaremos felizes de saber a sua opinião e iremos lhe responder assim que possivel então... fiquem atentos. :D
Mas calma, chingamentos e palavrões não são permitidos ok?!
Bjinhos...