17 de agosto de 2012

84 Charing Cross Road - Helene Hanff

Ola meus anjos!! Hoje estou trazendo a vocês um livro que pode se considerar um "Clássico" por assim dizer. Foi lançado em 1970 pela Editora  por Helene Hanff e foi um livro de grande sucesso na época. 
Teve 3 adaptações: 
*Televisão: Onde foi adaptada para um especial da BBC como parte de um seriado chamado Play for Today, indo ao ar em 1975 ; 
*Teatro: Onde teve sua estreia em 1981 e, em 1982 teve sua estreia na Broadway ; 
*Cinema: Lançado em 1987 com o titulo "Nunca te vi... Sempre te Amei".

"Conta a história romanceada da escritora americana que, tendo dificuldades para encontrar obras raras em seu país, passa a corresponder-se ao longo de vinte anos com um livreiro londrino, chamado Frank Doel da firma Marks & Co. (co-proprietário de uma espécie de sebo, situada no endereço que dá título à obra).
A correspondência de Hanff com Doel começa em 1949, depois que ela tinha visto um anúncio publicado no suplemento literário de um jornal novaiorquino. A Doel coube atender-lhe aos pedidos. Com o tempo a amizade postal foi crescendo, não apenas com Doel, mas também com seus sócios e passou a envolver a troca de presentes no natal, nos aniversários, o envio de alguns alimentos para compensar a escassez pela qual passava a Inglaterra de pós-guerra. O teor das cartas variava bastante, desde a discussão sobre os sermões de John Donne, receitas de pudim, beisebol até a coroação da Rainha Elizabeth II.
Hanff protelou a visita aos seus amigos britânicos por muitos anos. Doel morreu em dezembro de 1968, e a livraria foi fechada. Visitou o lugar no verão de 1971, quando a loja já tinha fechado. Registou esta viagem no seu livro de 1973, The Duchess of Bloomsbury Street.
Uma placa de metal circular hoje ostenta o prédio em que funcionou a livraria, como marco do local onde a história ocorreu."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/84_Charing_Cross_Road

Como eu falei anteriormente (No post Correio a vista... (Parte 1) ), ganhei esse livro da fofissima da Dai do blog No Universo da Literatura e, depois de muita luta e e uma infindável discussão comigo mesma, consegui ler o livro (Aeeee \o/). Pra ser sincera, no inicio achei o livro um saco total porem, depois da página 113 até que ficou melhor. :x


Não querendo desanimar ninguém mas, as 113 páginas anteriores são compostas por cartas em que Helene trocou com os funcionários da Livraria, com familiares deles (Esposa, Filhos, etc...) ou amigos. Ao longo do livro, você passa a ver quais livros realmente são interessantes pra ela (Comedia misturado com investigação ou mortes misteriosas) contendo histórias reais ou autobiográficas (Pois, na sua opinião, livros fictícios não tem graça já que nunca aconteceu na vida real).


Algumas vezes ela é revoltada, outras é super atenciosa e generosa (Como nos momentos em que enviou carne e ovos aos seus amigos da livraria já que Londres estava passando por um período de racionamento de comida). O seu maior sonho era ir a Londres e, 20 anos depois de muitas correspondências, ela finalmente teve a oportunidade de ir (Pois, escreveu um livro mostrando as cartas em que recebia/enviava alem de seu “Amor” por eles. Por isso o titulo do filme “Nunca te vi... Sempre te Amei”. Não se fala de um amor entre homem e mulher, e sim do seu amor pelos seus amigos de correspondência). Com isso, como seu livro ficou famoso, uma editora londrina decidiu lançar seu livro por lá e, para isso, Helena precisava viajar até lá para participar de entrevistas, seção de autógrafos e para que ela finalmente conhecesse a livraria que tanto ansiava conhecer.  A pesar de morrer de medo de ser esquecida por lá, ela passa a conhecer as pessoas por quem passou 20 anos correspondendo (Pelo menos as que continuavam vivas), alem de vários fãs, visitou os lugares onde sempre sonhou ir e realizou seu maior sonho de assistir a peça "Sonho de uma Noite de Verão" de Shakespeare (Ela é super fanática por ele). 


Então... o livro se trata disso!! Espero que gostem dele mais do que eu kkkk


Bjus e até a próxima :D


Gostou? Comenta...

3 comentários:

Vinícius Costa disse...

Esse livro, apesar da capa que não é atrativa, tem cara de ser realmente ótimo!

Um beijo,
Vinícius - Livros e Rabiscos

POESIA NA ALMA. disse...

Interessante!Não conhecia, mas vai pra minha listinha de livros... ^^

Isabele Alves disse...

Concordo com vocês, a capa realmente não é nada atrativa kkkk
Maaaas... com o tempo você começa a gostar do livro xD
Abraços...

Isabele Alves

Postar um comentário

Ola! Tem alguma dúvida? Então comente...
Ficaremos felizes de saber a sua opinião e iremos lhe responder assim que possivel então... fiquem atentos. :D
Mas calma, chingamentos e palavrões não são permitidos ok?!
Bjinhos...